Confira quais são as três infrações que mais contribuem para a ocorrência de acidentes de trânsito
Acidentes de trânsito constituem uma das principais causas de morte e invalidez no mundo, e as projeções demonstram o contínuo aumento na participação entre as causas.
Em 2018, a Organização Mundial da Saúde identificou 370 mil mortes por acidente de trânsito.
Esse dado se torna mais alarmantes quando levamos em conta o número de sub-registros de acidentes, que faz com que, em alguns estados, a vítima fatal só seja computada como ”morte no trânsito” caso aconteça ainda no local do acidente.
A contribuição dos motoristas em quase 90% das ocorrências de acidentes de trânsito pode ser decorrente de um engano, deslize ou violação, sendo o último desses o mais grave, pois demonstra um erro consciente e que pode custar a vida de alguém, e que significa que os dados chocantes que vemos todos os dias poderiam ser evitados.
Confira as infrações que mais contribuem para a ocorrência dos acidentes de trânsito:
1. Embriaguez
Dirigir sob o efeito do álcool trata-se, provavelmente, do maior contribuinte para mortes em acidentes de trânsito, principalmente no ocidente. O álcool afeta quase a totalidade das funções de atenção, percepção, memória e psicomotoras.
Dentre os motivos que mais levam as pessoas a dirigirem sob estado de embriaguez estão o desconhecimento do próprio limite em relação ao álcool e as convenções sociais.
Ou seja, uma pessoa subestima sua resistência em relação ao álcool e acaba passando da conta, colocando sua própria vida e a vida outros em risco.
Essa situação também é fortalecida pela cultura do transporte individual, que oferece mais incentivos para que cada indivíduo adquira um meio de locomoção particular do que para utilizar os transportes públicos.
2. Excesso de velocidade
Os limites de velocidade são estabelecidos levando em conta as condições e características de cada via, e por isso, quando não são respeitados, elevam o risco de ocorrência de acidentes.
A Organização Mundial da Saúde chegou à uma equação onde para cada 1% de limite de velocidade ultrapassado em uma via, os riscos médios crescem 3% e o perigo de morte chega até 5%.
Isso significa que mesmo que não seja possível determinar as causas específicas das mortes no trânsito, é categórica a influência do excesso de velocidade.
Isso acontece, muito provavelmente, porque quanto mais alta a velocidade, maior o tempo necessário para a frenagem do veículo, e maior a probabilidade de o motorista perder o controle.
A ansiedade, impaciência, pressa e má avaliação das condições e capacidades do veículo estão entre os principais contribuintes para a ocorrência dessa infração.
3. Avanço de sinal vermelho.
Ainda que diversas campanhas alertem os motoristas sobre as diversas consequências da ultrapassagem de sinal vermelho, o número de ocorrências dessa infração é gigante, perdendo apenas para a infração de excesso de velocidade.
O avanço de sinal vermelho é infração gravíssima e acarreta multa, além dos pontos que são descontados da CNH, que ficam vigentes por um ano e podem levar a suspensão da mesma.
Os principais fatores que influem na constante quebra das recomendações de sinalização são a falta de tempo e impaciência.
Rastreamento veicular como solução
Se você sente dificuldade em lidar com as regras e normas de trânsito, um rastreador veicular pode te ajudar a dirigir com mais segurança.
Um sistema de rastreamento integrado ao monitoramento via app, como o da AutoPosition, te entrega informações sobre seu veículo 24horas por dia, oferecendo funcionalidades como o controle de trajeto e velocidade, que auxiliam o motorista a controlar melhor sua direção.
Além de te ajudar a dirigir melhor, os rastreadores AutoPosition também oferecem até 30% de economia em consumo e manutenção.
Conclusão
É visível que os fatores humanos são decisivos na atitude infratora. Sentimentos agressivos como a impaciência e pressão geram atitudes impulsivas, que podem prejudicar o andamento do trânsito e colocar em risco, além da própria vida, a de outros motoristas e pedestres que partilham a via.
Esses fatores podem ser evitados através da consciência individual, que garante limites saudáveis por parte do motorista, e do planejamento de tempo, para que as viagens possam ser feitas com tranquilidade e paciência.
Além disso, é possível utilizar sistemas e funcionalidades que auxiliem numa melhor conduta no trânsito, como é o caso dos Rastreadores Veiculares, que utilizam telemetria e GPS para facilitar processos de monitoramento tanto de carros quanto te motos.
Para os motoristas iniciantes, que normalmente estão mais propensos a cometer deslizes por falta de atenção, determinar um tempo com bastante folga para chegar ao destino garante o melhor aproveitamento da atenção, favorecendo a prudência no trânsito.
Saiba mais sobre nossos rastreadores clicando aqui.
Acompanhe nossas redes sociais:
Leave a Comment